visite!

nosso site www.ufsm.br/memorialjapao

Exposições

O Memorial de Imigração e Cultura Japonesa do Rio Grande do Sul, projeto institucional da UFSM e UFRGS, promove a exposição “Washi no Kimono” (Quimonos de Papel), com abertura dia 12 de Abril de 2011 às 18h na Associação dos Professores Universitário de Santa Maria-APUSM.
O washi, papel japonês, fabricado manualmente, foi usado para registrar os sutras budistas. Atualmente, no Japão, devido sua durabilidade e resistência, é utilizado com diferentes finalidades.A Exposição Washi no Kimono tem como principal tema A Fugacidade do Tempo e da Vida, e para isso abordará alguns temas mais específicos, desde a história e a produção do papel, que envolve a confecção dos Kimonos, a criação do bicho-da-seda e a produção da seda no Brasil.
Serão expostos ainda, história, significados e produção de exemplares de Origami; o Kirigami, sua história, seus usos e produção de exemplares; as Luminárias, sua história e confecção; as Pipas, sua história, seus tipos e significados; os Biombos que são usados na separação dos ambientes e um pequeno informativo sobre a história e seus significados; o Oshiê, sua história e imagens; Washi, sua história e seus usos; o Sumiê; a mitologia japonesa e a visão da Criação do mundo; os usos da amoreira branca: informações de usos medicinais e terapêuticos. 





Read more...

Sobre este blog

Queremos que este blog seja mais um canal de comunicação entre os interesses da comunidade e o Memorial de Imigração e Cultura Japonesa do Rio Grande do Sul.
Além das atividades acadêmicas, pretendemos ofertar atividades de extensão como oficinas, cursos, etc.

Quem está nos visitando agora

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP